QUE VIVA ABRIL !

A Revolução de Abril pôs fim à ditadura fascista e à guerra colonial, restituiu a liberdade aos portugueses, consagrou direitos essenciais dos trabalhadores e dos cidadãos, promoveu mudanças positivas nos valores e mentalidades, impulsionou transformações económicas e sociais progressistas, abriu caminho à construção de um Portugal democrático.

A política de direita conduzida por sucessivos governos conduziu à destruição sistemática de grandes conquistas de Abril como as nacionalizações e a reforma agrária, recuperou o domínio económico e político do grande capital, enfraqueceu a soberania e a independência nacionais e de novo acentuou desigualdades e injustiças sociais.

Mas os grandes valores da Revolução de Abril criaram profundas raízes na sociedade portuguesa e continuam a inspirar a luta dos trabalhadores e de todos os cidadãos que acreditam que é possível e necessária uma sociedade mais participada, mais justa e mais democrática.

Celebrar hoje os 35 anos da Revolução de Abril significa não esquecer os crimes e a opressão da ditadura fascista e recusar as tentativas de branqueamento e desculpabilização do fascismo e da sua história.
É contrariar o conformismo, a passividade e a perda de memória.
É celebrar o que foi a luta contra a ditadura e as guerras coloniais e o carácter libertador do 25 de Abril.
É valorizar a modernidade e actualidade dos valores e do projecto libertador da Revolução de Abril como elemento indispensável de uma viragem á esquerda na política portuguesa que inscreva no futuro de Portugal uma efectiva democracia política, económica, cultural e social.

Comentários

Bruno Martins disse…
afinal passado 35 anos, parece-me que regressamos 35 anos atrás. agora as coisas continuam iguais, mas com nomes diferentes.
e ainda por cima aquilo que salazar amealhou os governos que se seguiram esbanjaram-no e meteram-o ao bolso.

Mensagens populares deste blogue

Condes de Alte

Senhorio d´Alte, sua formação