Agressões filmadas pelo agressor

O Parque de Santa Catarina, o Jardim Municipal, duas escolas secundárias no Funchal foram alguns dos locais onde os seis adolescentes, entre os 12 e os 16 anos, praticaram actos de violência gratuita, atacando crianças e idosos, cujas cenas eram filmadas, através de um telemóvel e colocadas no YouTube.
Para além da mistela cozinhada com produtos tóxicos e alimentares - cocktail que se transformava em arma de arremesso -, os jovens, de ambos os sexos, que foram já identificados pela PSP depois de meses de agressões, atiravam também ovos às vítimas.
O caso inédito na região levanta questões de vária ordem.
Para o psiquiatra Sales Caldeira “é preciso relativizar estas acções que se enquadram em comportamentos próprios dos adolescentes e que actuam, por vezes, sem consciência dos seus actos. Eles, provavelmente, daqui a um ano ou dois farão a sua vida normal. É preciso ter cuidado e não dramatizar excessivamente”.
Todas as gerações, de uma forma ou de outra, praticaram actos de violência, só que não eram mediatizados. “Hoje vive-se numa era de mudança. E as novas tecnologias dão-lhes todas as possibilidades”, disse ao DN. Contudo, esta história apresenta contornos “preocupantes” ao “revelar um certo sadismo, voyeurismo e até uma atitude exibicionista no que toca à humilhação dos outros. Isso é que me choca. O resto são destemperos”, afirmou Sales Caldeira.
Por outro lado, «os pais hoje em dia têm muito mais dificuldade em acompanhar os filhos, pertençam ou não à classe média, alta ou baixa”. Referindo-se à Madeira, apontou “os valores vigentes, do dinheiro, de uma falsa identificação com a ilha” que fazem “com que os jovens andem um pouco perdidos sem uma rede que lhes dê alguma segurança e suporte.”

PROCURADOR REAGE
“Os menores também têm de ser julgados e os pais responsabilizados em caso de crime”
Fonte DN/ 06Julho2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Condes de Alte

Senhorio d´Alte, sua formação