Homenagem a José Cavaco Vieira


Alte Homenageia José Cavaco Vieira com Inauguração de uma Escultura
Para assinalar o encerramento das comemorações do centenário do nascimento de José Cavaco Viera, centenas de altenses juntaram-se no dia 23/Nov/2003, para assistir à inauguração da escultura de homenagem a este homem que contribuiu grandemente para o desenvolvimento da sua terra.
Como foi frisado durante esta cerimónia, José Cavaco era não apenas um homem de Alte mas um cidadão do mundo, por aquilo que assumiu em toda a sua vertente etnográfica, cultural, como homem dos jornais, da política, da administração e do folclore, enquanto vivência de uma comunidade, a marca pela qual ele era mais conhecido.“Mais do que qualquer palavra, a participação das pessoas em grande número são a prova da estima, consideração e exemplo de que foi José Cavaco Vieira, não só para os altenses mas para todos aqueles que o conheceram. Nos tempos que correm, em que os valores se perdem e em que não há referências, o mais importante é enaltecer a figura de homem simples, humilde, tolerante, que amou a sua terra e que projectou tanto a sua terra como uma região tanto a nível nacional como internacional”, considerou o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Seruca Emídio.
O autarca frisou que são exemplos como o de Cavaco Vieira que a autarquia pretende enaltecer, “ homens que se dedicaram de alma e coração, sem interesses privados, que se entregaram à comunidade em que nasceram e que fizeram que fossem seguidos por todos aqueles que se reviam na sua forma diferente de viver”.……..Uma vida dedicada às artes.

José Cavaco Vieira nasceu na freguesia de Alte, em 23 de Novembro de 1903. Aos 11 anos inicia a sua actividade profissional como empregado de escritório na firma de Isidoro Rodrigues Pontes, em Alte. Em 1921 parte para Lisboa onde se empregou na Sociedade Portuguesa Importadora e Exportadora, até 1930. Durante o tempo em que esteve na capital, José Vieira dedicou-se igualmente aos estudos: tirou o curso de Guarda Livros na Escola Magalhães Peixoto e frequentou a Universidade Livre onde aprendeu, entre vários assuntos, inglês e francês. Frequentou ainda a Academia de Amadores de Música, instalada nessa Universidade.Em 1936 volta definitivamente para a sua terra natal – Alte. Nesse mesmo ano entra como guarda livros na Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alte, ocupando alguns anos depois um dos lugares de Director, cargo que exerceu até atingir a reforma, por volta de 1980.
Foi Presidente da Junta de Freguesia de Alte durante vários mandatos, função que desempenhou com extrema dedicação e zelo, procurando sempre resolver da melhor forma todos os problemas e necessidades que a freguesia carecia.
Foi Juiz de Paz durante algum tempo.Em 1938 foi um dos fundadores do Rancho Folclórico de Alte, tendo sido seu presidente durante perto de cinquenta e quatro anos, ensinando as danças e cantares que na sua mocidade ouviu e dançou.…….. Teve uma actividade cultura e cívica intensa, participando em diversos grupos teatrais, tocando instrumentos musicais, sendo de destacar a sua presença no Grupo de Música Popular Erva Doce, colaborando, assiduamente,
Segunda, 24 Novembro 2003

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Condes de Alte

Senhorio d´Alte, sua formação