Música antiga invade igrejas do concelho de Loulé




Música antiga invade igrejas do concelho de Loulé
.- Durante um mês, entre 13 de Setembro e 11 de Outubro, as igrejas do concelho de Loulé vão transformar-se em palcos para os sons de outros tempos.
Trata-se do X Encontro de Música Antiga, uma iniciativa que anualmente reúne os melhores nomes nacionais e internacionais do género.

ALTE
20 Setembro - Na Igreja matriz de Alte, será possível ouvir ainda música instrumental ibérica e europeia dos séculos XVI e XVII pelo grupo Alta Capela , um colectivo de excelência que interpreta música instrumental ibérica e europeia dos séculos XVI e XVII. Alta Capella é um trabalho de cooperação entre músicos da “Camerata da Cotovia” de Portugal e músicos do “Svobodné hudební bratrstvo” (free musical brotherhood)que recria a formação e o repertório da chamada "Música Alta" (música tocada ao ar livre com instrumentos de sonoridade potente como a corneta, a sacabuxa, o baixão ou as charamelas) e que integra músicos portugueses e da República Checa.

A abertura do evento está a cargo do colectivo The Royal Wind Music, que sobe ao palco da Igreja Matriz de Loulé, no próximo sábado, 13. Com direcção de Paul Leenhouts, todos os membros que integram o colectivo são provenientes da Europa (Espanha, Alemanha, Finlândia, Estónia, Reino Unido, Portugal e Holanda) e estudaram no Conservatório de Amsterdam. Este duplo sexteto de flautas doces renascentistas especializou-se em música inglesa, alemã, italiana, holandesa e espanhola composta entre 1500 e 1640.

No dia 19 é a vez da Igreja Matriz de Boliqueime acolher o projecto Officina da Música, com direcção de Tiago Simas Freire, que vai presentear o público com obras marianas da polifonia portuguesa de 1600 a 1650.

No dia seguinte, 20, Alta Capella recordam a música instrumental ibérica e europeia dos séculos XVI e XVII, na Igreja Matriz de Alte.

No domingo, 21, o projecto La Naveva interpreta sonatas e cantatas de Telemann e Bach, uma actuação que pode ser vista na Igreja de Salir.

No dia 26, a Igreja de Querença acolhe uma das mais aguardadas actuações: Consort de Violas da Gamba, com um alinhamento dedicado à música do século XVII para consort de violas.

O Centro Cultural S. Lourenço de Almancil é o palco do próximo concerto no dia 27. Para esse dia está agendada uma actuação de Deleitiae Musica, Duo de Vihuelas que interpreta música espanhola do Renascimento.

Para o Dia Mundial da Música, 1 de Outubro, está reservada a actuação do Quarteto Arabesco na Igreja Nossa Senhora da Conceição de Quarteira, remontando à música galante ibérica.

No dia 4 de Outubro, o Edifício Duarte Pacheco, em Loulé, acolhe o Ensemble de Flautas de Loulé que, com direcção de Francisco Rosado, recorda peças renascentistas e barrocas para grupos de flautas, do cancioneiro de Elvas a J.S. Bach.

O X Encontro de Música Antiga de Loulé encerra a 11, com uma actuação do projecto Mediae Vox Ensemble, na Igreja de S. Francisco, em Loulé.

Todos os concertos têm início às 21:30 horas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Condes de Alte

Senhorio d´Alte, sua formação