Nº 1 Dezembro 67 2º Página

2º pág. Nº 1 Dezembro 1967
Soldados e Emigrantes da nossa Terra


Nós vos saudamos com respeitosa admiração e profundo reconhecimento, pelo brio, galhardia e honradez com que lutais em defesa do bom nome e prestígio da nossa Terra.
A todos vos trazemos no pensamento e no coração, alegrando-nos com os vossos êxitos e sofrendo com as vossas amarguras.
Tanto uns como outros vos esforçais por cumprir o vosso dever custe o que custar, mesmo com prejuízo da vossa saúde ou até da própria vida.
Como vos estamos gratos e nos orgulhamos de vós!
Aqui, no remanso sossegado e feliz da nossa aldeia, vivemos tranquilos porque “alguém” vela por nós, para nos livrar do perigo, ao mesmo tempo que vai construindo, edificando e civilizando o prolongamento dos nossos domínios de além-mar.
Esse “alguém” é o nosso valente soldado que não se limita a defender-nos do cruel inimigo, mas também se dedica a amparar multidões indefesas, a todos levando o conforto e o requinte da nossa civilização cristã, desbravando selvas inóspitas, semeando-as de estradas, capelas, escolas, oficinas, hospitais e campos de cultura.
Por outro lado, o nosso denotado Emigrante, labuta e trabalha o sector diferente, mas igualmente honroso e dignificante, embora sobre outro aspecto.
Também ele é um soldado da Paz que contribui com o seu esforço e sacrifício para o progresso dos Povos.
Que obras maravilhosas e surpreendentes não vão surgindo na terra alheia, graças à inteligente acção do seu braço generoso e forte e do seu nobre laborioso?
Sempre com ideia fixa na terra distante e na família que deixaram lá longe, muito do que adquirem, à custa de suores e fadigas, vão canalizando para cá e eis que o resultado se vai traduzindo aos nossos olhos deslumbrados em alegres vivendas espalhadas aqui e ali, umas mais humildes e modestas, outras mais imponentes e ataviadas, mas todas simbolizando a espera dum feliz porvir, e dum alegre, despreocupado e bem merecido repouso, quando o passar dos anos os impedir de trabalhar.
Caros SOLDADOS e EMIGRANTES da nossa Terra!
Que o bom Deus a todos vos proteja e ajude no glorioso cumprimento do vosso dever, e que todos regresseis em bem, ao vosso querido Lar, ajudando-nos depois a trabalhar muito para tornar cada vez melhor e mais bela a Terra amiga que vos viu nascer em cujo seio acolhedor desejamos repousar um dia, ao lado dos que em vida tanto amámos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Condes de Alte

Senhorio d´Alte, sua formação